À Descoberta da Caverna Colorida da Arrábida
Detalhes do evento
Vamos à Descoberta da Caverna Colorida da Arrábida, com passagem na Boca do Chapim e ser conduzidos pelo espeleólogo Francisco Rasteiro, que nos vai levar a uma Caverna de Origem marinha de acesso algo difícil e nos mostrar uma “aquarela de minerais”, cujas cores estão associadas aos óxidos como o enxofre, o óxido de ferro e a pirita (dissulfeto de ferro) considerado o ouro dos tolos, porque é uma substância amarela e brilhante, que facilmente é confundida com o ouro.
Nesta caminhada vamos ainda passar pelo Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Praia dos Lagosteiros (formada no ponto de contacto do Jurássico com o cretáceo), Pegadas dos Dinossáurios (Icnofósseis), Boca do Chapim ( Vale de interesse Geológico onde se pode ver flores de gesso, Fosseis, etc) e Ladeiras (zona de interesse geológico onde se pode ver fósseis e carvão vegetal, que na maré baixa forma piscinas naturais e onde vamos ter a oportunidade de refrescar com uns bons mergulhos).
- Data da Atividade: 31 Maio 25.
- Local da Atividade: Arrábida/Cabo Espichel.
- Hora e local de encontro: às 09:15 H no Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Junto ao Cruzeiro (cruz de pedra). Coordenadas GPS: 38.420448, -9.213746 | VER MAPA
- Duração da atividade: 09:30 h – 13:30 h.
- Percurso: Circular que rondará os 6 km, de nível Médio (trilho com pedra solta requerendo prática de caminhada em terreno acidentado).
- Possibilidade de tomar banho de mar. Leve fato de banho.
- Lanche pelas 12:30 h junto ao mar.
14 €
Após a inscrição no formulário abaixo, faça o respetivo pagamento por um dos seguintes métodos:
- Mbway – 914839887
- Spin – 914839887 (Se quiser transferir pelo Spin, leia mais abaixo).
- Nib – Consulte o email que recebe com os dados de pagamento logo após a inscrição. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Informe-nos depois pelo WhatsApp 914839887, ou Email info@caminhadassmile.pt, com o seu nome, valor pago e a que evento se refere.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
– – –
SPIN é um novo método para transferências. É gratuito e não tem o limite de transferências como tem o Mbway.
- Aderimos ao Spin para facilitar os pagamentos das reservas a quem se inscreve nos nossos eventos e queira fazer a transferência por este sistema.
- O SPIN é uma funcionalidade criada pelo Banco de Portugal, que está disponível no seu homebanking e nas aplicações dos bancos, e que permite fazer e receber transferências bancárias indicando apenas o número de telemóvel.
- Se quiser fazer uma transferência através deste sistema, não tem de aderir ao mesmo. Basta ir ao seu Homebanking, Transferências, selecionar “Nº de Telemóvel”, colocar o nº do destinatário e o valor a transferir.
- Depois, para a confirmação da transferência, aparece o nome do titular da conta e o valor que colocou, se o destinatário já tiver aderido ao Spin.
- Se o seu homebanking não tiver a opção de notificação automática do pagamento, por sms ou email, Informe-nos então depois pelo WhatsApp 914839887, ou Email info@caminhadassmile.pt, com o seu nome, valor pago e a que evento se refere.
- Só terá de aderir ao Spin no seu Homebanking se também quiser receber transferências através deste sistema.
- Caminhada.
- Seguro.
- Guia.
- Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Fato de banho e pequena toalha.
- Chapéu, protetor solar e óculos de sol.
- Leve farnel e Água (1.5 l/pessoa).
- O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos e nesta caminhada recomendam-se.
- Máquina fotográfica para guardar recordações.
Francisco Rasteiro
Francisco Rasteiro nasceu em Sesimbra, espeleólogo e fervoroso defensor da natureza, conhece como ninguém a Arrábida e está perfeitamente à vontade para nos falar sobre a geologia e a rara flora da Arrábida, incluindo a flora medicinal, aromática e a fauna ocasional da região.
Começou por ser Fotografo colaborador de algumas revistas (Forum Ambiente e Forum Estudante, depois da National Geographic), em 1995 fundou a Associação de defesa do ambiente, NECA – Núcleo de Espeleologia da Costa azul, no qual exerce o cargo de Presidente. Em 1996 descobriu a Gruta do Frade, uma gruta de grande importância mineralógica, sendo a mais bela de Portugal e com grande interesse internacional.
Monitor e palestrante de Atividades Educação Ambiental e consciência ambiental.
Foi responsável pela publicação de vários livros, onde se destacam o Livro Arrábida – “Por fora e por dentro”, o Guia de Campo – Flora da Arrábida/Espichel e o Livro – 25 anos de Exploração da Gruta do Frade.
– – –
Fernando Lopes
Caminheiro e amante da natureza há mais de 20 anos, crê que quem sente e ama a natureza, vai encontrar beleza em toda ela. Daí ter criado o slogan da marca “O mais belo caminho percorre-se a pé!”.
Criou a marca “Caminhadas Smile” que simboliza “caminhar com satisfação” porque acredita que caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, traz benefícios para o humor e a auto estima, aumenta a sensação de bem-estar físico e retarda o envelhecimento!
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não o receber, consulte o SPAM.
Se efetuar o pagamento de seguida, garante a sua reserva.
Preencha um formulário por cada participante.