Caminhar nos Pirenéus – Ordesa e Monte Perdido
Detalhes do evento
Nestas férias de verão vamos para paragens mais frescas em pura montanha com Caminhadas nos Pirenéus – Ordesa e Monte Perdido.
Situado em plenos Pirenéus, na Região Autónoma de Aragão, Espanha, o Parque Nacional de Ordesa, para além de uma fauna e flora riquíssimas, alberga um dos mais elevados picos de toda a cordilheira: o Monte Perdido.
Quem chega a Torla, uma das localidades mais pitorescas dos Pirenéus Aragoneses e a porta de entrada no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, fica imediatamente impressionado com a enorme massa rochosa, que se ergue por trás da aldeia, e que sobe abruptamente cerca de mil metros acima do vale. O Rio Ara corre lá no fundo e a torre da igreja marca o início da povoação, autêntico miradouro e entrada privilegiada para uma das mais frequentadas áreas do Parque – a do vale de Ordesa.
As camurças dos Pirenéus e as cabras montesas pouco se deixam ver, mas os esquilos, marmotas e variadíssimas aves, são os animais que nos permitem observá-los com mais frequência, quando percorremos qualquer uma das margens do Ara. O rio Ara é um dos quatro rios que descem do maciço e do próprio glaciar do Monte Perdido, cavando os quatro principais vales protegidos pelo Parque – o impressionante relevo do vale de Ordesa é a melhor amostra da beleza natural da área.
A paisagem é forte em contrastes, com as zonas mais baixas ocupadas por bosques e os maciços mais altos de aspeto desértico formando circos, ravinas e gargantas muito estreitas.
Saindo de Torla, antes de chegar ao vale de Ordesa descobre-se o estradão que percorre o vale de Bujuarelo, verdadeira garganta de pedra de cujas paredes saem pinheiros que dão sombra às águas de um rio pedregoso.
Uma viagem de encantar, também para os amantes da fotografia! : )
Caminhar nos Pirenéus, Ordesa e Monte Perdido é descobrir formações geológicas impressionantes, florestas densas, rios cristalinos e picos imponentes
Quarta—Feira, 13 de Agosto de 2025 – Lisboa / Salamanca
- 22H00 – Saída de Lisboa em direção a Salamanca, com algumas paragens pelo caminho.
Quinta—Feira, 14 de Agosto de 2025 – Salamanca / Jaca
- Chegada a Salamanca e visita ao seu centro histórico.
- Continuação da viagem com paragem para Almoço em restaurante.
- Deslocação para Santo Domingo de la Calzada para uma visita guiada, num dos lugares mais profundamente marcados pelo Caminho de Santiago. O seu traçado de estreitas ruas medievais, guarda um valioso património no qual se destacam as muralhas, a Catedral e o antigo Hospital de Peregrinos.
- Deslocação para Jaca, Província de Osca, na Comunidade Autónoma de Aragão.
- Chegada ao hotel, check-in e jantar.
Sexta-Feira, 15 de Agosto 2025 – Jaca / Fanlo / Torla
- Pequeno almoço no hotel.
- Deslocação para o Parque Ordesa e Monte Perdido.
- Inicio da caminhada de Fanlo, bela aldeia típica dos Pirenéus, para o Canhão de Añisclo e Ermida de San Urbes, 13.6 km, dificuldade média. (Para quem queira há a possibilidade de fazer só uma parte da caminhada).
- Almoço piquenique.
- Deslocação para visita à aldeia típica de Torla, uma aldeia que preserva um encanto rural tradicional, com as suas ruas de pedra, casas de arquitetura típica da montanha e uma atmosfera tranquila que remonta ao passado.
- Regresso ao hotel e Jantar.
Sábado, 16 de Agosto 2025 – Jaca / Torla / La Pradera
- Pequeno almoço no hotel.
- Caminhada de Torla a La Pradera (Ordesa) 8 km, Nivel Médio. La Pradera está rodeada por paisagens espetaculares, com amplas áreas de prados, florestas e vistas panorâmicas das montanhas dos Pirenéus.
- Almoço piquenique.
- Percurso Senda das Cascatas 5 km, Ida e Volta, dificuldade fácil.
- Regresso ao hotel e Jantar.
Domingo, 17 de Agosto 2025 – Jaca / Santa Cruz de Seroz / Lisboa
- Pequeno almoço e check-out.
- Deslocação para Monasterio de San Juan de la Peña.
- Inicio da caminhada nos Pré-Pirenéus, em Santa Cruz de Seroz, 6 km, dificuldade fácil.
- Pausa para visita guiada ao extraordinário Mosteiro de San Juan de la Peña, conhecido como o Mosteiro das cavernas. Com uma localização espetacular, é uma joia românica e o primeiro panteão real de Aragão. Construído sob o abrigo da rocha na alta Idade Média, é um lugar mágico que combina história, cultura e natureza como nenhum outro.
- Almoço.
- Já satisfeitos pelas excelentes caminhadas por Ordesa e Monte Perdido e visitas, regressamos a casa, com algumas paragens na viagem. Chegada prevista a Lisboa pelas 23:30 h.
775 €
- Preço por pessoa em quarto duplo (quartos com 2 camas individuais ou cama de casal, com wc privativo);
- Suplemento para quarto individual: Sob consulta (e dependente do nº de quartos ainda disponíveis);
- Preço até 31 de Maio/25. A partir desta data, o preço para as novas inscrições depende do valor da nova reserva de alojamento, se ainda disponível.
Se não quiser pagar tudo no ato da inscrição, poderá fazê-lo em mensalidades até às datas apresentadas a seguir:
-
Pronto pagamento
-
2 x 50 % – (Última mensal. 30/06/25)
-
4 x 25 % – (Última mensal. 31/07/25)
Escolha o Método de pagamento:
- Spin – 914839887 (Se quiser transferir pelo Spin, leia mais abaixo).
- Transferência Bancária (Após a inscrição recebe por email o nib para pagamento).
- Mbway – 914839887 (Só valores até 150€/pessoa).
NOTAS:
- Os valores a pagar são calculados automaticamente no formulário quando se inscrever.
- Se não quiser usar o Spin, poderá fazê-lo pelo NIB. Consulte o email que recebe com os dados de pagamento logo após a inscrição. Se não o recebeu, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido o seu email não ter sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Informe-nos depois pelo WhatsApp 914839887, ou Email info@caminhadassmile.pt, com o seu nome, valor pago e a que evento se refere.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com pagamento após a inscrição.
– – –
SPIN é um novo método para transferências. É gratuito e não tem o limite de transferências como tem o Mbway.
- Aderimos ao Spin para facilitar os pagamentos das reservas a quem se inscreve nos nossos eventos e queira fazer a transferência por este sistema.
- O SPIN é uma funcionalidade criada pelo Banco de Portugal, que está disponível no seu homebanking e nas aplicações dos bancos, e que permite fazer e receber transferências bancárias indicando apenas o número de telemóvel.
- Se quiser fazer uma transferência através deste sistema, não tem de aderir ao mesmo. Basta ir ao seu Homebanking, Transferências, selecionar “Nº de Telemóvel”, colocar o nº do destinatário e o valor a transferir.
- Depois, para a confirmação da transferência, aparece o titular da conta e o valor que colocou, se o destinatário já tiver aderido ao Spin.
- Informe-nos depois pelo WhatsApp, Sms ou Email do pagamento efetuado e a que evento se refere.
- Só terá de aderir ao Spin no seu Homebanking se também quiser receber transferências através deste sistema.
Este preço inclui:
- Transporte em autocarro de turismo;
- Dormida em hotel (quarto duplo c/wc privativo e pequeno-almoço), 3 peq. almoços, 4 almoços e 3 jantares. Ao jantar as bebidas incluídas são: água e vinho);
- Guias para as visitas e percursos pedestres;
- Seguros de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil.
Está excluído:
- Extras de carácter pessoal na viagem, no hotel, nos restaurantes e todos os serviços não indicados;
- Eventuais taxas hoteleiras que apenas possam ser pagas localmente.
- Use calçado de caminhada e com boa aderência ao solo.
- Use vestuário adequado ao tempo.
- Leve farnel para peq. almoço do 1º dia e jantar para o último dia (Poderá abastecer nas paragens). Água para as caminhadas (1,5 l/pessoa).
- No transporte, os lugares são atribuídos da frente para trás pela ordem da inscrição.
- O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
- Máquina fotográfica para captar recordações.
- Mais indicações serão dadas posteriormente.
- Guia local
- Fernando Lopes
——–
Fernando Lopes
Caminheiro e amante da natureza há mais de 20 anos, crê que quem sente e ama a natureza, vai encontrar beleza em toda ela. Daí ter criado o slogan da marca “O mais belo caminho percorre-se a pé!”.
Criou a marca “Caminhadas Smile” que simboliza “caminhar com satisfação” porque acredita que caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, traz benefícios para o humor e a auto estima, aumenta a sensação de bem-estar físico e retarda o envelhecimento!
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não o receber, consulte o SPAM.
Se efetuar o pagamento de seguida, garante a sua reserva.
Preencha um formulário por cada participante.