RESUMO DO PROGRAMA

Pelo Bosque dos Monges – Filosofia Enquanto Terapia – 14 de Novembro

Iniciamos o nosso percurso no Convento dos Capuchos. Enquanto subimos vamos entrando num mundo místico de bosques encantados bastante típico da Serra de Sintra. Chegando ao Bosque dos Monges existe uma clareira que convida à reflexão e auto conhecimento. É através da Filosofia que faremos esta viagem.

Na génese grega da tradição filosófica ocidental existiram, fundamentalmente, dois problemas: tentar entender a natureza da realidade, o que foi marcado pela problematização daquilo a que se viria a ser chamado de metafísica («o que é o ser?»); e uma segunda questão que se debruçou na abordagem racional da vivência humana, ou seja, tentava-se determinar como a filosofia poderia ajudar o homem a ser feliz. O que queria dizer, também, que, nessa acepção, se via a filosofia como uma forma de terapia.
No entanto, esta segunda linha de força da filosofia foi quase totalmente abandonada em favor da pesquisa sobe a natureza da realidade.
Hoje, essa possibilidade da filosofia poder dar respostas às angústias e ansiedades humanas está a ser revalorizada.
Assim, o que se propõe neste passeio é entabular uma conversa, que se deseja tão agradável quanto a caminhada, sobre os modos como a filosofia poderá ajudar, todos e cada um, a levarem uma vida melhor e mais feliz, incidindo nos momentos áureos em que a Filosofia Grega pensou nessas respostas.

João Pereira de Matos nasceu em Lisboa em 1973. É investigador e professor no CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa. É também escritor com mais de uma dezena de livros publicados e ilustrador. [Biografia]

Data: 14 de Novembro de 2020
Início da atividade: 10:30 H – Terminará pelas 14 H.
Percurso: Circular com cerca de 6 km, dificuldade média. Almoço piquenique durante o percurso pedestre (às 12:30H).
Ponto de encontro: às 10:10 h em Sintra, Colares – junto à entrada para o Convento dos Capuchos
Coordenadas GPS: 38.783088, -9.435679

Preço do programa: 12 €.
O preço inclui: Caminhada pelo Bosque dos Monges com “Filosofia enquanto Terapia”, seguro e guias.

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO:

1 – Se o evento em que pretende participar estiver na lista do formulário de inscrições no site de Caminhadas Smile, é porque ainda há vaga.
2 – Faça a sua reserva mediante o pagamento do valor da atividade ou da 1ª prestação para o Nib 0036 0186 991 000 533 3694 – Fernando O. Lopes – ou pelo sistema MB WAY telemóvel 914 839 887.
3 – Efetue de seguida a sua inscrição no Formulário de Inscrições e no Botão “Escolher Ficheiro” anexe o comprovativo do pagamento. Se tiver dificuldades em anexar o ficheiro, poderá envia-lo para o email caminhadas.smile@gmail.com . Se fez o pagamento pelo sistema MB WAY, favor referir nas Observações.
Caminhadas Smile assegura o seu lugar, respondendo com um e-mail de confirmação da inscrição, após recebimento do comprovativo de pagamento.

Notas:
– Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
– A inscrição e reserva só ficam formalizadas com o pagamento do valor da atividade ou da primeira prestação.
– Se a transferência efetuada não for de uma conta em seu nome, ou se a conta estiver em mais que um nome, é favor referir o nome em que vem a transferência para não haver dúvidas na conferência do recebimento no extrato.

.

.

DICAS
– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Leve bastões de caminhada para ajudar na subida e na descida.
– Use vestuário adequado ao tempo. Considere levar chapéu e óculos de sol.
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e sempre que se verifique necessário).
– Farnel e Água 1.5 l/pessoa.
– Máquina fotográfica para guardar recordações

.
Leia aqui as Condições de Segurança e Prevenção da infeção pelo Covid-19, que deveremos observar para participarmos em grupo nas caminhadas.

.

Para qualquer esclarecimento de que necessite, estou ao dispor.

.

.

Programa organizado e orientado por Rita Oliveira – 963 497 779

Muito obrigado pela sua participação.

Saudações com Smile
Fernando Lopes
Caminhadas Smile
914 839 887
RNAAT nº 642 e RNAVT nº 8119