Grande Rota do Zêzere – Castelo de Bode e Constância 4 de Abril de 2020

Grande Rota do Zêzere – Castelo de Bode e Constância 4 de Abril de 20202020-01-28T19:54:31+00:00
INSCRIÇÃO

RESUMO DO PROGRAMA

Grande Rota do Zêzere – Castelo de Bode e Constância – 4 de Abril de 2020

Com Almoço Solidário – Programa elaborado com a colaboração do Centro Social do Souto

 A GRZ – Grande Rota do Zêzere, acompanha o rio Zezere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância.
No ano de 1951 a construção da Barragem de Castelo do Bode provocou a inundação de núcleos humanos e terras cultiváveis, o que condicionou a fixação das populações e a sua sustentabilidade. No passado, as  principais fontes de rendimento da zona que vamos conhecer foram o azeite e o pinhal, mas a subida das águas da albufeira levaram ao desaparecimento dos campos de oliveiras mais produtivos. Hoje predomina a exploração florestal. Poderemos desfrutar de paisagens exuberantes e do património natural existente, um verdadeiro paraíso natural, envolto por pinhais, com um ecossistema rico, resultante da variada vegetação (pinheiro bravo, eucalipto, medronheiro, urze, oliveiras, entre outras espécies arbóreas) e das excelentes condições de desenvolvimento de espécies piscícolas, nas águas do Zêzere.
Da albufeira,  que se distende em vários braços,  emergem algumas ilhotas verdejantes no azul da imensidão das águas.

O percurso que iremos fazer será no concelho de Abrantes (parte da etapa 9 da GRZ) e tem início na aldeia de Souto, onde teremos a oportunidade de conhecer o museu da aldeia. Marcamos também presença no almoço solidário servido no salão do Centro Social.
No caminho para Constância visitaremos um miradouro e uma praia fluvial nas margens da Barragem de Castelo de Bode.

CONSTÂNCIA

Constância, vila ribeirinha que cobre a colina íngreme verdejante que leva à confluência doa Rios Tejo e Zêzere! Antiga Punhete, nome derivado do romano pugna tagi (luta do Tejo) pela rebeldia das águas na confluência dos rios, D. Maria II mudou-lhe o nome para Constância em 1836, pela constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal. Caracteriza-se pelas suas ruas pitorescas, de casas caiadas de branco e estreitas escadarias. Intimamente ligada aos rios que a abraçam, e à tranquilidade das águas que passam aos seus pés, oferece o cenário perfeito para relaxantes caminhadas nas margens do rio e exuberantes jardins.
Constância tem muito mais para oferecer a quem lá passa. Para além dos espaços verdes e jardins junto aos rios, iremos também visitar o centro de ciência viva se possível.

PROGRAMA

Sábado 4 de Abril de 2020. (Programa preparado por Rita Oliveira).

07h00 – Partida de Lisboa (junto ao centro comercial Fonte Nova, Benfica).
09h00 – Chegada à aldeia do Souto.
09h15 – Início da Caminhada (parte da etapa 9 da GRZ), circular, 10km, dificuldade média baixa.
12h30 – Almoço Solidário no Centro Social do Souto (Feijoada ou opção de Filetes Gratinados – Mencione a sua escolha       nas Observações na inscrição).
14h00 – Visita ao Museu da Aldeia.
15h00 – Partida para Barragem de Castelo de Bode. Visita ao miradouro e praia fluvial da Aldeia do Mato.
16h30 – Partida para Constância. Visita e passeio junto aos rios Tejo e Zêzere.
18h30 – Partida para Lisboa. Hora aproximada de chegada: pelas às 20h.

Preço do Programa:  48 €

Este preço inclui:
– Deslocações em autocarro de Turismo, almoço solidário no Centro Social do Souto (Feijoada ou Filetes Gratinados), Percursos Pedestres, Seguro e Guias

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO:

1 Se o evento em que pretende participar estiver na lista do formulário de inscrições no site de Caminhadas Smile, é porque ainda há vaga.
2 Faça a sua reserva mediante o pagamento do valor da atividade ou da 1ª prestação para o Nib 0036 0186 991 000 533 3694 – Fernando O. Lopes – ou pelo sistema MB WAY telemóvel 914 839 887.
3 Efetue de seguida a sua inscrição no Formulário de Inscrições e no Botão “Escolher Ficheiro” anexe o comprovativo do pagamento. Se tiver dificuldades em anexar o ficheiro, poderá envia-lo para o email caminhadas.smile@gmail.com . Se fez o pagamento pelo sistema MB WAY, favor referir nas Observações.
Caminhadas Smile assegura o seu lugar, respondendo com um e-mail de confirmação da inscrição, após recebimento do comprovativo de pagamento.

Formulário de Inscrições:https://www.caminhadassmile.pt/inscricoes/

Notas:

  • – A inscrição só fica formalizada e com garantia de reserva com o pagamento do valor da atividade ou da primeira prestação.
  • – Os lugares no transporte são atribuídos da frente para trás pela ordem do pagamento da inscrição.
  • – Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
  • – Se a transferência efetuada não for de uma conta em seu nome, ou se a conta estiver em mais que um nome, é favor referir o nome em que vem a transferência para não haver dúvidas na conferência do recebimento no extrato.
  • – A atividade está coberta por seguro.

 Dicas:

  • – Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
  • – Uso de vestuário adequado ao tempo.
  • – Bastões de caminhada.
  • – Chapéu e protetor solar.
  • – Água 1.5 l e lanche.
  • – Máquina fotográfica para tirar recordações.

Consulte https://www.caminhadassmile.pt/ para mais atividades e outras informações.

Para qualquer esclarecimento favor contatar Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Muito obrigado pela sua participação.

Saudações com Smile

Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
Registo RNAVT Nº 8119