Mouraria – o Bairro e suas Tradições
Detalhes do evento
Das tascas e restaurantes típicos à portuguesa, aos restaurantes étnicos do extremo oriente e África, a Mouraria é uma paleta de cheiros, sabores e cores… No Martim Moniz a principal praça da Mouraria, convivem e fazem negócio gentes das mais variadas proveniências geográficas, tornando este Bairro no mais diversificado e intercultural espaço da cidade de Lisboa.
Na diversidade dos topónimos, encontramos nomes que evocam santos padroeiros, ofícios desaparecidos, famílias aristocratas, caminhos antigos, pedras foreiras e as portas da cidade medieval.
A casa gótica do Largo da Achada é um dos edifícios mais antigos da Cidade de Lisboa. Na rua do Capelão viveu amores e desamores a cantadeira Maria Severa Onofriana, reconhecida como um dos mitos fundadores do Fado do século XIX.
Na Mouraria podemos encontrar inúmeros edifícios religiosos como o Coléginho, que foi o primeiro colégio dos jesuítas em todo o Mundo. Migrações que remontam ao século XVIII e chegam aos dias de hoje – feita de gentes das mais variadas origens geográficas e culturais – refletem-se nas diversas formas de apropriação do bairro no seu comércio e urbanismo, enorme contributo para o enriquecimento deste passeio pela Mouraria, o Bairro e suas Tradições.
Bairro muito antigo, a sua história perde-se no tempo. Desde os palácios localizados no alto da colina sob o olhar majestático do castelo, até ao vale aberto da Mouraria, o casario acotovela-se através de um labirinto de becos, ruelas, largos e escadinhas, que nos faz lembrar uma Medina muçulmana.
Passeio guiado e comentado pelo Geógrafo e Historiador Pedro Santa Rita, que nos vai mostrar cantos e recantos, que quase todos já olhámos mas não vimos, e contar a sua história.
- Data: 13 de Outubro de 2024
- Zona do passeio: Mouraria, Lisboa
- Hora e local de encontro: 9:45 h. – No Martim Moniz (Junto da Igreja de N. Sra. da Saúde). – Coordenadas GPS: 38.715677, -9.135750
- Duração do passeio: 10:00 h – 12:30 h.
- Percurso: Circular, Cerca de 4 kms (fácil).
12 €
- Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
- Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
- Visita guiada e comentada;
- Seguro;
- Guia.
- Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Use vestuário adequado ao tempo.
- Água.
- Máquina fotográfica para guardar recordações
Pedro Rita – Geólogo e Historiador
Licenciado em Geografia humana pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1998. Enquanto aluno do Mestrado, Pedro Santa Rita colaborou com o Centro de Estudos Geográficos (CEG), em projectos de investigação nas áreas de Geografia do turismo, Sociologia urbana e histórica da cidade de Lisboa. Este percurso académico, reunindo as disciplinas de História e Geografia, tornou-se fundamental ao estudo da cidade de Lisboa, enquanto realidade espaço – temporal.
Professor do ensino secundário desde o ano 2000, elaborou no âmbito do agrupamento de história e geografia, diversos itinerários para visitas de estudo, adaptadas aos programas curriculares dos alunos. Em 2008 foi sócio fundador e dirigente da Associação cultural “Renovar a Mouraria” Nesta associação foi o coordenador cientifico do projecto de Visitas Guiadas com o nome de “Mouraria para todos”. Este projecto de turismo cultural e social recebeu em 2014 um prémio da EDP solidária pelo seu interesse cultural/pedagógico e pela abordagem inovadora da realidade histórica e artística da cidade de Lisboa.
No âmbito do projecto europeu MygrantTour (an European network of migrant driven intercultural routes to understand cultural diversity da Comissão europeia), que reúne as cidades de Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma, Turim e Valência, foi seleccionado para redactor do relatório da cidade de Lisboa entre 2014/15.
Free lancer enquanto guia turístico e estudioso da cidade de Lisboa, considera-se um fazedor de itinerários e percursos que cruza a dimensão histórica, etnográfica e artística, através de visitas performativas encenadas.
Pedro Santa Rita
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Preencha um formulário por cada participante
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se o efetuar de seguida garante a sua reserva.