O Caminho da Água – Serra de Monsanto
Detalhes do evento
O “Antigo” Caminho da Água
Locais aprazíveis e aqui tão perto, mas pouco conhecidos que merecem ser divulgados para desfrutar numa relaxante caminhada em comunhão com a natureza.
Nesta caminhada propomos-vos partir á descoberta do Monsanto e dos seus encantos. Parte do trilho segue a linha do Aqueduto das Águas Livres no seu troço soterrado, atravessa o Parque do Alto da Serafina, passagem por antiga pedreira, agora convertida em parque de escalada e arborismo, pela Mata de São Domingos, Centro de Interpretação de Monsanto, Parque do Calhau e pelo Parque recreativo da Serafina onde vamos entrar e dali admirar as vistas sobre Lisboa e o Tejo.
Em termos botânicos somos acompanhados por zona de montado no Parque do Calhau, com sobreiros, azinheiras e pinheiros mansos criando uma ambiência mediterrânica. Ciprestes do Bussaco junto ao aqueduto, as primeiras árvores a serem plantadas na arborização do Monsanto.
O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa, e que tem como obra mais emblemática a grandiosa arcaria em cantaria que se ergue sobre o vale de Alcântara. Tem início na Mãe d’Água Velha, que recolhia a água da nascente das Águas Livres, em Belas, e termina no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras após um percurso de 14 174 metros.
Grounding
Grounding, uma palavra em inglês que significa aterrar, enraizar, fazer contato direto com a Natureza. É uma prática que nos permite ter um contato direto e transformador com a Mãe Terra, uma ligação extremamente importante para o nosso bem-estar e que pode melhorar e muito a nossa qualidade de vida, além de equilibrar as nossas energias.
Serra de Monsanto
No século XIX, a serra de Monsanto era coberta por searas e por pastos para gado. A importância da produção cerealífera é atestada pelos inúmeros vestígios de moinhos de vento. Tinha também várias pedreiras em atividade, de onde se extraía a matéria-prima para a crescente demanda urbanística da Lisboa da época.
Ao longo da caminhada teremos algumas práticas de grounding (enraizamento) e técnicas de respiração e contemplação nas várias zonas natureza.
- Data: 19 de Jan 2025
- Zona da atividade: Serra de Monsanto, Lisboa
- Hora e local de encontro: às 9:45 h – no estacionamento do Parque Recreativo do Alto da Serafina. Coordenadas GPS: 38.734883, -9.179510 | VER MAPA
- Duração da atividade: 10:00 h – 12:45 h.
- Percurso: Circular com cerca de 10 km, de nível Fácil/Médio.
12 €
Após a inscrição no formulário abaixo, faça o respetivo pagamento por um dos seguintes métodos:
- Mbway – 914839887
- Spin – 914839887 ( Se ainda não aderiu ao Spin, veja como, mais abaixo )
- Se não usar nenhum destes simples métodos de pagamento acima, poderá fazê-lo pelo tradicional NIB. Nesse caso consulte o email que recebe com os dados de pagamento logo após a inscrição. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
Spin – É simples, prático, seguro e gratuito
- O SPIN é uma funcionalidade criada pelo Banco de Portugal, que está disponível no homebanking e nas aplicações dos bancos, e que permite fazer e receber transferências bancárias indicando apenas o número de telemóvel. É simples, seguro, gratuito e sem limite de transferências.
- Pode deixar de usar o enfadonho Nib para transferências. Agora pode fazê-las, e também recebe-las, só com o número de telemóvel.
Como aderir ao Spin:
- Só tem que ir ao seu homebanking, transferências, e em Spin, adicionar o seu nº de telemóvel para aderir.
Como fazer transferências pelo método Spin:
- Aceda ao seu homebanking;
- Transferências nacionais;
- Spin;
- Coloque o nº de telemóvel do destinatário (só dá para números que já tenham aderido ao Spin).
- Caminhada.
- Práticas de grounding e exercícios de ativação energética e de respiração.
- Seguro.
- Guia.
- Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Chapéu, protetor solar e óculos de sol.
- Água (1.5 l/pessoa)
- O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
- Máquina fotográfica para guardar recordações.
Sílvia Vieira
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não o receber, consulte o SPAM.
Se efetuar o pagamento de seguida, garante a sua reserva.
Preencha um formulário por cada participante.