Outono mágico na Sierra de Francia
Detalhes do evento
O Parque Natural Las Batuecas, na Sierra de Francia (ou Penha de Francia), faz parte da reserva da biosfera e detém a bandeira de turismo sustentável. O seu relevo acidentado, compreende diversas serras e rios que favorecem o desenvolvimento de vegetação ao abrigo de vales. Árvores de folha caduca como o castanheiro, o carvalho e o freixo, e outras como a azinheira, o sobreiro, o zimbro e o teixo preenchem uma paisagem encantadora. A Sierra de Francia assume-se como um refúgio para as espécies protegidas como o lince, o lobo, a cabra-montês, a águia real, o abutre ou a discreta cegonha negra.
Em pleno Parque Natural, o município de La Alberca foi o primeiro povoado em Espanha a ser declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1940. Aqui encontramos O Caminho das Raízes, uma rota mágica de arte e natureza onde se fundem as raízes naturais da floresta com as raízes da cultura de um povo ancestral.
La Alberca é uma das povoações mais bonitas de Espanha. Com o seu encanto medieval, esta pequena localidade envolve-nos na sua herança cultural e modo de vida ainda tradicional.
O Caminho da Água, o percurso mais popular da província, dá-nos a conhecer a lindíssima aldeia medieval, Mogarraz, uma autêntica galeria de arte a céu aberto.
Nesta viagem vamos ter uma visita com guia local por Salamanca, cidade de grande herança histórica e arquitetónica, com uma vida cultural e atmosfera vibrantes.
Salamanca acolhe uma das universidades mais antigas da Europa, hoje ainda uma das mais prestigiadas de Espanha. Apelidada de Pequena Roma, Salamanca é uma sucessão de monumentos, cada qual o mais impressionante. Catedrais, antiga universidade, igrejas, conventos e palácios.
Uma viagem de encantar também para os amantes de fotografia!
Sierra de Francia – uma surpresa de cores que vão despertar os seus sentidos!
Sierra de Francia (ou Penha de França), na província de Salamanca em Espanha, oferece uma experiência encantadora no outono. Pelas florestas vestidas de tons vermelhos, laranjas e amarelos, os Caminhos das Raízes e da Água revelam a profunda relação entre o Homem e a Natureza, enquanto nos encaminham para duas lindíssimas povoações medievais de uma tremenda herança cultural, La Alberca e Mogarraz. Tudo isto mesmo aqui ao lado.
Nesta viagem vamos ter uma visita com guia local por Salamanca, cidade de grande herança histórica e arquitetónica, com uma vida cultural e atmosfera vibrantes.
Sábado, 9 de Novembro 24
- 06:00 H – Saída de Lisboa em autocarro de turismo em direção a La Alberca, com algumas paragens. Possível tomada de participantes em zonas da A1, no Fundão e na Guarda (estação da CP).
- Chegada a La Alberca e início do trilho O Caminho das Raízes, um percurso de dificuldade fácil de 8,5 Km.
- Pela floresta de castanheiros, carvalhos, azinheiras e freixos, seguiremos um caminho de sombras mágicas e riachos, que nos leva à Lagoa de São Marcos.
Rodeada por um denso bosque, a lagoa oferece ainda um bonito miradouro sobre o vale do rio Francia. - Pausa para almoço piquenique.
- De tarde visitaremos a pequena vila de La Alberca, onde nos deparamos com um património arquitetónico belíssimo de fachadas tradicionais em madeira e pedra. Na praça central, o coração de La Alberca, encontramos uma fonte e um transepto do século XVIII que tem gravados os símbolos da Paixão de Cristo. Veremos também edifícios carregados de história como a Câmara Municipal e a Casa Ducal.
- Deslocação para o hotel, check-in e jantar.
Domingo, 10 de Novembro 24
- Pequeno-almoço no hotel.
- Passeio e visita guiada com guia local pelo centro histórico de Salamanca, famoso pela sua arquitetura renascentista e barroca, designado Património Mundial pela UNESCO.
- Saída com destino a Mogarraz onde iniciaremos O Caminho da Água, 3,3 km – dificuldade média.
Formado naturalmente pelos cursos de água através do tempo, este percurso revela o entrelaçar subtil das gentes que por ali passaram e o ambiente que os envolvia, através de obras esculturais que encontramos pelo caminho em plena harmonia e fusão com a natureza. - Almoço picnic (fornecido no hotel).
- Visita à linda aldeia de Mogarraz, onde nas fachadas das casas de arquitetura tradicional, vemos a exposição das fotografias dos seus antigos moradores, uma homenagem dos artistas Alejandro Martín e Florencio Maíllo. Encontramos ainda trabalhos artesanais de filigrana e couro, e a representar a gastronomia, produtos locais como a cereja, o vinho e o famoso porco ibérico.
- Em hora a determinar, deslocação de regresso a Lisboa, com algumas paragens. Chegada prevista a Lisboa pelas 22:30 h.
372 €
- Preço por pessoa em quarto partilhado com wc privativo (quartos com 2 camas individuais ou cama de casal).
- Suplemento para quarto individual 45 €/noite.
Se não quiser pagar a totalidade no ato da inscrição, poderá fazê-lo nas modalidades e até às datas apresentadas abaixo.
-
Pronto pagamento
-
2 x 50 % (Último pagamento até 31/10/24)
NOTAS:
- Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
- Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
- Transporte em autocarro de turismo;
- Dormida em hotel (quarto duplo c/wc privativo e pequeno-almoço), 1 jantar, 1 peq. almoço e almoço piquenique de domingo. Ao jantar as bebidas incluídas são: água e vinho);
- Guia local na visita guiada a Salamanca;
- Guias nos percursos pedestres e povoações medievais La Alberca e Mogarraz;
- Seguros.
- Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Use vestuário adequado ao tempo.
- No transporte, os lugares são atribuídos da frente para trás pela ordem da inscrição.
- O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
- Leve farnel para o peq. almoço e piquenique de sábado (Poderá abastecer nas paragens) e Água (1.5 l/pessoa) para as caminhadas.
- Máquina fotográfica para guardar recordações.
- Mais indicações serão dadas posteriormente.
- Guia local
- Fernando Lopes
—
Fernando Lopes
Caminheiro e amante da natureza há mais de 20 anos, crê que quem sente e ama a natureza, vai encontrar beleza em toda ela. Daí ter criado o slogan da marca
“O mais belo caminho percorre-se a pé!”.
Criou a marca “Caminhadas Smile” que simboliza “caminhar com satisfação” porque acredita que caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, traz benefícios para o humor e a auto estima, aumenta a sensação de bem-estar físico e retarda o envelhecimento!
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Preencha um formulário por cada participante
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se o efetuar de seguida garante a sua reserva.