Passeio marítimo e Quinta Real de Caxias
Detalhes do evento
Curiosidades interessantes de Caxias
Caxias, uma freguesia de Oeiras, que guarda alguns segredos menos conhecidos que iremos explorar nesta visita.
Venha conhecer a Quinta Real de Caxias, uma Quinta de Recreio, criada ao gosto francês, sendo os seus jardins inspirados no Palácio de Versailles. Nesta quinta, iremos ver a Cascata Monumental e as figuras em terracota realizadas pelo grande escultor português, Machado de Castro.
Passaremos ainda pelo Convento da Cartuxa onde iremos ouvir um pouco da sua história.
Vamos percorrer o passeio marítimo de Oeiras entre a Cruz Quebrada e Caxias, acompanhado o trajeto final do rio Tejo até que chagamos à Quinta Real de Caxias, que iremos descobrir numa visita guiada. O regresso ao Jamor pode ser feito pelo passeio marítimo ou de comboio entre Caxias e Cruz Quebrada.
Visita guiada e comentada pelo investigador em história Luís Miguel Santos
O nosso passeio tem início no Parque Nacional do Jamor, o grande pulmão verde de Lisboa, que apela à quietude e à interioridade, e um lugar de encontro para famílias ou simples amantes do desporto e da mãe-natureza.
- Data: 16 NOV 24.
- Zona da atividade: Caxias
- Hora e local de encontro: 9:45 h – Na entrada principal das Piscinas do Jamor – Coordenadas GPS: 38.704186, -9.256996 | Ver Mapa
- Percurso: Circular, cerca de 7 km, nível fácil.
- Duração da atividade: 10:00 h – 13:00 h.
. - Pode-se combinar boleias para o início do percurso e volta, com partilha de custos de deslocação.
12 €
- Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
- Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
- Pode-se combinar boleias para o início do percurso e volta, com partilha de custos de deslocação.
- Passeio, visita guiada e comentada;
- Seguro e guias.
- Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Use vestuário adequado ao tempo.
- Leve Água (1.5 l/pessoa).
- Máquina fotográfica para guardar recordações.
- Pode-se combinar boleias para o início dos percursos e volta, com partilha de custos de deslocação.
Luís Miguel Santos, historiador
Luís Miguel Santos é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e frequentou o Mestrado em História Contemporânea na mesma faculdade; tem desenvolvido ações de formação sobre o património em Lisboa, Sintra, Coimbra, Porto e Barreiro, assim como tem acompanhado grupos de professores e alunos europeus no âmbito do projeto Erasmus, realizando visitas em inglês, francês e espanhol. Profissionalmente, exerce funções docentes no Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar (Lisboa), lecionando a disciplina de História e Geografia de Portugal. É também investigador em História Local (Lisboa e Barreiro).
– – –
Fernando Lopes
Caminheiro e amante da natureza há mais de 20 anos, crê que quem sente e ama a natureza, vai encontrar beleza em toda ela. Daí ter criado o slogan da marca
“O mais belo caminho percorre-se a pé!”.
Criou a marca “Caminhadas Smile” que simboliza “caminhar com satisfação” porque acredita que caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, traz benefícios para o humor e a auto estima, aumenta a sensação de bem-estar físico e retarda o envelhecimento!
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Preencha um formulário por cada participante
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se o efetuar de seguida garante a sua reserva.