INSCRIÇÃO

RESUMO DO PROGRAMA

Castelo de Paiva e a Rota dos Ofícios Tradicionais – 3 a 5 Outubro 20

Um super fim de semana de três dias, com excelentes propostas para caminhar e conhecer locais encantadores, tais como Parque Natural Nossa Senhora do Salto e a típica aldeia de xisto de Quintandona, visita guiada pela Rota dos Ofícios tradicionais em Castelo de Paiva com prova de produtos regionais no Museu da Broa, a verde Mata do Choupal em Coimbra, passeio de barco Rabelo no Douro, a Ribeira do Porto, etc.

O Parque Natural Nossa Senhora do Salto é um pequeno pedaço do paraíso, classificado como Sítio de Importância Comunitária da rede de áreas protegidas da União Europeia (Natura 2000).
Para além do contacto privilegiado com a natureza no seu esplendor e com espécies raras, como a lontra, por exemplo, o parque permite a prática de atividades como caminhadas e passeios de bicicleta, e desportos radicais que vão do slide ao rapel, passando pelo rafting no rio Sousa, num percurso através de uma garganta rochosa vertical de dezenas de metros de altura. Neste local, encontra-se a denominada “Boca do Inferno”, de características geológicas particulares e imbuída num grande misticismo.

A Aldeia de Quintandona, por muitos ainda desconhecida, é o ex-libris do concelho de Paredes e uma das poucas aldeias típicas preservadas desta região, cujas construções são em pedra de lousa e de xisto e envolvida por belas paisagens agrícolas. É um mimo passear pelo pelourinho, pela capela centenária, por vários canastros, pelo lavadouro público da aldeia, pelas ruelas empedradas e apreciar as fachadas de xisto desta aldeia, que, recuperada com um bom gosto incrível, a torna única na região.

Todos os anos em Setembro realiza-se a Festa do Caldo, festa típica onde se servem caldos tradicionais da aldeia recriando um cenário das décadas de 1950 e 1960, nas quais o caldo era a base da população rural portuguesa.
No caminho de Castelo de Paiva para Entre-os-Rios iremos visitar o Museu da Broa, com uma degustação de Broa, Chouriço da região e vinho.

Caminhada com visita guiada pela Rota dos Ofícios Tradicionais em Castelo de Paiva

Nesta Rota vamos ter a oportunidade de visitar os principais ofícios tradicionais da região de Castelo de Paiva, conhecer as pessoas e os processos que estão na sua origem e assim agregar valor àqueles que vão mantendo ao longo dos anos as artes ancestrais, como a arte de trabalhar o cobre, a cestaria tradicional, a tecelagem em teares tradicionais, o artesanato em madeira e em pedra de xisto e ainda, a moagem tradicional, com aproveitamento dos recursos hídricos, num contacto direto e enriquecedor para quem visita.

Passeio pedonal “De Ribeira a Ribeira” do Porto e passeio de barco Rabelo no Rio Douro com passagem pelas carismáticas pontes da cidade do Porto

Passear na Ribeira é como mergulhar na história da cidade do Porto, onde cada pedra, muro, postigo e arcada têm uma história para contar. E uma delas é simbolizada por um baixo-relevo em bronze “As alminhas” no cais da Ribeira, realizado em 1897 pelo escultor Teixeira Lopes, que eternizou o dia 29 de Março de 1809 no qual centenas de pessoas, fugindo das tropas do Marechal Soult que atacavam a cidade sob ordens de Napoleão, faleceram na travessia da Ponte das Barcas. O peso e a aflição da população em fuga originou o afundamento da ponte que ligava as duas margens do rio Douro.

E uma das melhores formas de descobrir a cidade do Porto é um passeio de Barco Rabelo pelo Rio Douro, uma das experiências mais tradicionais desta cidade, por entre as deslumbrantes margens do Porto e Vila Nova de Gaia, com passagem pelas carismáticas pontes da cidade do Porto, como a Ponte Luís I, Arrábida, Infante, Maria Pia e São João e avistamento da Ponte do Freixo.

Programa

 Sábado, 3 de Outubro

– 06:00 H – Saída de Lisboa (Benfica) em direção a Penafiel (possível tomada de participantes nas áreas de Serviço de Santarém, Leiria e Coimbra) numa viagem com algumas paragens técnicas pelo caminho.
– Paragem em Coimbra para pequena caminhada na emblemática Mata do Choupal, que foi imortalizada pelos poetas e muito conhecida dos estudantes desta cidade.
– Continuação da viagem, chegada a Penafiel e almoço em restaurante.
– Deslocação e visita ao lindo Parque Natural Nossa Senhora do Salto e à Aldeia de Xisto de Quintandona.
– Percurso pedestre “Passeio dos moinhos”. 3 Km. Dificuldade fácil. Um belo passeio de natureza e ruralidade.
– Visita ao Museu da Broa, com uma degustação de Broa, Chouriço da região e vinho.
– Deslocação para o hotel, Check-in e jantar.

Domingo, 4 de Outubro

– 07:45 H – Pequeno almoço.
– 08:15 H – Deslocação até Castelo de Paiva, e percurso pedestre com visita guiada pela Rota dos ofícios tradicionais, para conhecer a produção artesanal de cada oficio, os materiais utilizados e a destreza dos artesãos.
– Almoço em restaurante.
– Percurso Pedestre Quinta das Arcas – Rota dos Vinhos Verdes. Excelente caminhada em zona rural. 5 Km, Dificuldade Média.
– 20:00 H – Jantar no hotel.

Segunda feira, 5 de Outubro

– 07:45 H – Pequeno almoço e check-out.
– Deslocação para a cidade do Porto e percurso pedestre pelas emblemáticas Ribeiras do Porto, 4 Km. Dificuldade fácil.
– Passeio das 5 pontes do Porto em Barco Rabelo no Rio Douro.
– Algum tempo livre para compras. Pelas 16 h regresso a Lisboa.


Preço do programa: 297 €.
– Para quarto individual, adicional de 30 €/noite.

Este preço inclui:
Transporte em autocarro de turismo, passeio de barco Rabelo no Douro, atividades e guias para percursos pedestres e visitas guiadas descritas no programa, seguros, dormida com pensão completa (3 almoços, 2 jantares e 2 peq. almoços. Em todos os almoços e jantares as bebidas incluídas são: água e vinho. O café e outras bebidas não estão incluídos).

Pagamentos:

Se não quiser pagar tudo no ato da inscrição, poderá fazê-lo em várias mensalidades:
A 1ª mensalidade na inscrição poderá ser de 50 % do total;
Até 31 de Agosto deve ser pago mais 30 % (Perfazendo assim 80 % do total);
A última prestação dos restantes 20 % poderá ser paga até 23 de Setembro.


COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO:

1 – Se o evento em que pretende participar estiver na lista do formulário de inscrições no site de Caminhadas Smile, é porque ainda há vaga.
2 – Faça a sua reserva mediante o pagamento do valor da atividade ou da 1ª prestação para o Nib 0036 0186 991 000 533 3694 – Fernando O. Lopes – ou pelo sistema MB WAY telemóvel 914 839 887.
3 – Efetue de seguida a sua inscrição no Formulário de Inscrições e no Botão “Escolher Ficheiro” anexe o comprovativo do pagamento. Se tiver dificuldades em anexar o ficheiro, poderá envia-lo para o email caminhadas.smile@gmail.com . Se fez o pagamento pelo sistema MB WAY, basta referir nas Observações.
Caminhadas Smile assegura o seu lugar, respondendo com um e-mail de confirmação da inscrição, após recebimento do comprovativo de pagamento.

Notas:
– Se eventualmente, por motivos de logística uma inscrição não puder ser aceite, é devolvido de imediato a totalidade do valor já pago.
– A inscrição e reserva só ficam formalizadas com o pagamento do valor da atividade ou da primeira prestação.
– Se a transferência efetuada não for de uma conta em seu nome, ou se a conta estiver em mais que um nome, é favor referir o nome em que vem a transferência para não haver dúvidas na conferência do recebimento no extrato.

.

.

DICAS
– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Use vestuário adequado ao tempo.
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e sempre que se verifique necessário).
– Farnel e Água para as viagens Lisboa/Penafiel e Porto/Lisboa.
– Máquina fotográfica para guardar recordações

.
Leia aqui as Condições de Segurança e Prevenção da infeção pelo Covid-19, que deveremos observar para participarmos em grupo nas caminhadas.

.

Para qualquer esclarecimento de que necessite, estou ao dispor.

.

.

Muito obrigado pela sua participação.

Saudações com Smile
Fernando Lopes
Caminhadas Smile
914 839 887
RNAAT nº 642 e RNAVT nº 8119