Visita guiada às vilas e pátios operários da Graça
Detalhes do evento
Marcado pela diversidade histórica e urbanística o nosso percurso irá levar-nos até às vilas operárias da Graça (Estrela d’ouro, Vila Berta e V. Sousa), e descobrir o cinema onde no início do século XX, foi projetado o primeiro filme sonoro em Portugal. Depois iremos conhecer o Convento de Nª Sra. da Graça, o mesmo que no século XII, emprestou o nome a este lugar. No adro da igreja com o mesmo nome, localiza-se um dos mais belos miradouros da cidade de Lisboa, convidando a uma pausa e à contemplação da cidade.
Quem desce a rua “Voz do Operário”, não fica indiferente à história desta instituição carregada de simbolismo e tradições republicanas e operárias. No sopé da colina ergue-se o grandioso Mosteiro de S. Vicente de Fora, construído no tempo dos Filipes e pontuado por conventos e belos palácios, e palco da centenária Feira da Ladra, cuja história vamos conhecer melhor. Neste campo antigo onde outrora se erguia o convento das irmãs Clarissas e o campo da forca onde supliciavam os condenados, ergue-se um dos mais belos palácios de Lisboa – Palácio de Barbacena – que, se possível, visitaremos.
Uma visita guiada pelas vilas e pátios operários da Graça, passando por conventos e palácios do Campo de S. Clara, ouvindo interessantes histórias de outros tempos.
Começamos o nosso passeio pelas Vilas e pátios operários da Graça no Largo dos sapadores, junto à praça de Táxis e Mercado Municipal, guiados pelo Geógrafo Pedro Santa Rita que nos vai mostrar cantos e recantos, que quase todos já olhámos mas não vimos, e contar a sua história.
- Data: 23 de Março de 2025
- Zona do passeio: Graça, Lisboa
- Hora e local de encontro: 9:45 h. – Largo dos sapadores, junto à praça de Táxis e Mercado Municipal de Sapadores – Av. General Roçadas, Graça. – Coordenadas GPS: 38.721797, -9.128892
- Duração do passeio: 10:00 h – 12:30 h.
- Percurso: Circular, Cerca de 4 kms (fácil).
12 €
Após a inscrição no formulário abaixo, faça o respetivo pagamento por um dos seguintes métodos:
- Spin – 914839887 ( Se ainda não aderiu ao Spin, veja como, mais abaixo )
- Mbway – 914839887
- Se não usar nenhum destes simples métodos de pagamento acima, poderá fazê-lo pelo tradicional NIB. Nesse caso consulte o email que recebe com os dados de pagamento logo após a inscrição. Se não recebeu o email, favor consultar o SPAM. Também pode ter acontecido que o seu email não tenha sido bem escrito. Na dúvida repita a inscrição e nas obs. coloque “Repetição”.
- Para uma eficaz gestão das vagas só poderemos garantir a sua reserva com o pagamento após a inscrição.
Spin – É simples, prático, seguro e gratuito
- O SPIN é uma funcionalidade criada pelo Banco de Portugal, que está disponível no homebanking e nas aplicações dos bancos, e que permite fazer e receber transferências bancárias indicando apenas o número de telemóvel. É simples, seguro, gratuito e sem limite de transferências.
- Pode deixar de usar o enfadonho Nib para transferências. Agora pode fazê-las, e também recebe-las, só com o número de telemóvel.
Como aderir ao Spin:
- Só tem que ir ao seu homebanking, transferências, e em Spin, adicionar o seu nº de telemóvel para aderir.
Como fazer transferências pelo método Spin:
- Aceda ao seu homebanking;
- Transferências nacionais;
- Spin;
- Coloque o nº de telemóvel do destinatário (só dá para números que já tenham aderido ao Spin).
- Visita guiada e comentada;
- Seguro;
- Guia.
- Use calçado confortável e com boa aderência ao solo.
- Use vestuário adequado ao tempo.
- Água.
- Máquina fotográfica para guardar recordações
Pedro Rita – Geólogo e Historiador
Licenciado em Geografia humana pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1998. Enquanto aluno do Mestrado, Pedro Santa Rita colaborou com o Centro de Estudos Geográficos (CEG), em projectos de investigação nas áreas de Geografia do turismo, Sociologia urbana e histórica da cidade de Lisboa. Este percurso académico, reunindo as disciplinas de História e Geografia, tornou-se fundamental ao estudo da cidade de Lisboa, enquanto realidade espaço – temporal.
Professor do ensino secundário desde o ano 2000, elaborou no âmbito do agrupamento de história e geografia, diversos itinerários para visitas de estudo, adaptadas aos programas curriculares dos alunos. Em 2008 foi sócio fundador e dirigente da Associação cultural “Renovar a Mouraria” Nesta associação foi o coordenador cientifico do projecto de Visitas Guiadas com o nome de “Mouraria para todos”. Este projecto de turismo cultural e social recebeu em 2014 um prémio da EDP solidária pelo seu interesse cultural/pedagógico e pela abordagem inovadora da realidade histórica e artística da cidade de Lisboa.
No âmbito do projecto europeu MygrantTour (an European network of migrant driven intercultural routes to understand cultural diversity da Comissão europeia), que reúne as cidades de Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma, Turim e Valência, foi seleccionado para redactor do relatório da cidade de Lisboa entre 2014/15.
Free lancer enquanto guia turístico e estudioso da cidade de Lisboa, considera-se um fazedor de itinerários e percursos que cruza a dimensão histórica, etnográfica e artística, através de visitas performativas encenadas.
Pedro Santa Rita
Local de Encontro assinalado no mapa com o marcador vermelho.
Faça aqui a sua inscrição
Logo após a inscrição recebe um email com os dados de pagamento. Se não o receber, consulte o SPAM.
Se efetuar o pagamento de seguida, garante a sua reserva.
Preencha um formulário por cada participante.